Lacan Florestal FIP Multiestratégia
Bio Phyllas Florestal S/A
Uro Grandis Florestal S/A
Lacan Florestal FIP Multiestratégia
Bio Phyllas Florestal S/A
Uro Grandis Florestal S/A
Desde 2012, a Lacan Ativos Reais gerencia investimentos intrinsicamente sustentáveis e aderentes aos critérios ESG (Environment, Social and Governance). A cada árvore plantada, geramos resultados financeiros para os nossos investidores e forte impacto positivo para todos os stakeholders nas regiões de atuação.
Os ativos florestais da Lacan Ativos Reais são a principal atividade da empresa e estão integrados à agenda do século XXI, na qual matrizes energéticas renováveis e a economia de baixo carbono têm destaque global.
A Lacan Ativos Reais busca, em todas as suas atividades, o alinhamento de interesses e a transparência com stakeholders por meio da divulgação de relatórios de resultados trimestrais no padrão do Institutional Limited Partners Association (ILPA) e relatórios anuais de sustentabilidade no formato do Global Reporting Initiative (GRI).
A empresa também é orientada por um conselho formado por membros independentes, com longo histórico no setor florestal, assegurando as melhores práticas em governança.
Investimento Responsável Lacan
A Lacan Ativos Reais compreende seu papel frente aos desafios globais de sustentabilidade bem como o compromisso assumido com os investidores e a importância de uma abordagem consistente de gerenciamento de riscos.
Cientes desse compromisso, garantimos que nossa gestão de investimentos seja orientada a minimizar impactos, mitigar riscos e gerar valor.
A Lacan Ativos Reais define investimento responsável como todo aquele que seja viável não apenas do ponto de vista de retorno financeiro, mas também do ponto de vista ambiental, social e de governança corporativa.
A Política de Investimento Responsável da Lacan abrange nossas motivações, compromissos e lista de exclusão e pode ser encontrada aqui.
Política de Remuneração
A Política de Remuneração da Lacan é consistente com a integração dos riscos de sustentabilidade e pode ser encontrada aqui.
Sistema de Gestão E&S
A Lacan integra aspectos de ESG em todos os estágios da decisão de investimento e ao longo dos ciclos de seus fundos. Desde os estágios iniciais de originação e seleção de investimentos, são aplicados critérios como não desmatamento e a lista de exclusão, conforme Política de Investimentos Responsáveis. Uma due diligence completa é realizada em todas as propriedades elegíveis, incluindo aspectos ambientais e sociais e uma avaliação sobre a aptidão a certificação florestal.
Uma vez aprovado e realizado o investimento, inicia-se o monitoramento que também inclui indicadores ambientais e sociais. Estes indicadores seguem padrões internacionalmente reconhecidos, como o GRI, GHG Protocol e FSC. A Lacan está expandindo o monitoramento dos aspectos E&S dos fundos, para incorporar outros padrões voluntários de sustentabilidade, como por exemplo IRIS+ e TNFD.
A Lacan é signatária do PRI e o processo de integração dos aspectos E&S em todo o ciclo de investimento dos fundos está sendo desenvolvido e implementado seguindo o Padrão IFC de Sustentabilidade Ambiental e Social.
Originação e Seleção
Pré-Análise
Devida Diligência Completa
Implementação
Monitoramento
Pré-Investimento
Pós Investimento
Membros Comitê ESG
Divulgações relacionadas à sustentabilidade (SFDR)
Divulgações da Gestora
Lacan Investimentos e Participações Ltda
Os relatos sobre riscos de sustentabilidade (de acordo com o Artigo 3 (1) do (SFDR) estão integrados na Política de Investimento Responsável da Lacan, que pode ser encontrada aqui.
A Lacan Ativos Reais está tomando as medidas necessárias para relatar os principais impactos adversos sobre os fatores de sustentabilidade de seus investimentos e medirá e coletará dados sobre todos os 14 indicadores obrigatórios de impactos adversos sobre os fatores de sustentabilidade. O primeiro relatório está programado para ser divulgado em 2025.
As divulgações relacionadas à integração dos riscos de sustentabilidade na política de remuneração (de acordo com o Artigo 5 (1) do SFDR) estão integradas na Política de Remuneração da Lacan, que pode ser encontrada aqui.
A Lacan Ativos Reais administra quatro fundos, a saber, o Fundo I, o Fundo II, o Fundo III e o Fundo IV. Como o Fundo IV conterá capital internacional, abaixo estão as divulgações relacionadas ao SFDR aplicáveis a esse fundo.
Divulgações do Fundo - Fundo IV
Informações relacionadas a Sustentabilidade (SFDR): Artigo 9
O principal objetivo de investimento sustentável do Fundo é aumentar a sustentabilidade da madeira e de produtos derivados da madeira por meio de florestas e plantações gerenciadas de forma responsável que mantenham ou restaurem a cobertura de árvores. O objetivo secundário de investimento sustentável do Fundo é aumentar a biodiversidade por meio da proteção e restauração de ecossistemas terrestres. As considerações ambientais e sociais estão integradas em todos os estágios do ciclo do Fundo, desde a devida diligência e o processo de decisão de investimento, bem como durante todo o período de implementação e operações.
O Fundo garante que nenhum dano significativo seja causado a qualquer objetivo de investimento sustentável, investindo apenas em terras certificáveis. Tanto o Fundo quanto a Gestora do Fundo promovem práticas de Boa Governança em todas as suas operações, concentrando-se em estruturas de gestão sólidas, relações com funcionários e conformidade fiscal por meio de sua estrutura de políticas e estrutura de investimentos. O Fundo está tomando as medidas necessárias para relatar os principais impactos adversos sobre os fatores de sustentabilidade de seus investimentos e medirá e coletará dados sobre todos os 14 indicadores obrigatórios de impactos adversos sobre os fatores de sustentabilidade. Os direitos humanos e trabalhistas são importantes para as operações dos projetos do Fundo. O Fundo tem políticas em vigor que abrangem tópicos como anticorrupção, saúde e segurança, direitos trabalhistas e humanos, inclusão e diversidade, todos alinhados com as Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais e os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos. Os investimentos devem estar alinhados com essas políticas para que a decisão de investimento seja positiva. Além disso, o Fundo investe 5% em restauração nativa, com o objetivo de aumentar a pegada de biodiversidade.
Para obter mais informações, acesse as divulgações completas relacionadas à sustentabilidade aqui.
Agenda Climática
Os fundos da Lacan investem em ativos florestais, produzidos de forma sustentável e certificada pelos melhores padrões de manejo floretal.
As florestas cultivadas da Lacan atuam na redução da pressão do desmatamento nas regiões de atuação, fornecem recursos renováveis ao mercado de papel, celulose e madeira, e se apresentam como uma alternativa de fonte de energia renovável, com potencial de sequestro de CO2 em volume e escala.
As florestas cultivadas da Lacan contribuem com a agenda climática, reduzindo emissões de gases de efeito estufa.
Inventário de Gases de Efeito Estufa
Anualmente a Lacan contabiliza e reporta as emissões de suas operações florestais, incluindo emissões diretas e indiretas de GEE nos escopos 1, 2 e 3, com base no Protocolo GHG.
Os resultados das Emissões 2023 podem ser encontrados aqui.
Estoque de Carbono
Anualmente a Lacan inventaria os estoques de carbono de suas florestas, com base nas recomendações IPCC Good Practice Guidance for Land Use, Land-Use Change and Forestry.
As variações nos estoques por Fundo são reportadas aos investidores, e podem ser encontradas aqui.
Áreas de preservação
33.100 hectares de áreas de preservação, equivalentes a:
• 33 mil campos de futebol
• 97 Central Parks
• ou 216 parques do Ibirapuera.
Engajamento
Signatária do Principles for Responsible Investment
Membro da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital
Segue as diretrizes da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
Fundo IV foi selecionado pela Terra Carta e pela SMI como um projeto de impacto sob os critérios do SMI
Participante da iniciativa Investidores pelo Clima
Alinha-se com os padrões da Global Reporting Initiative para relatórios de sustentabilidade
Membro da Indústria Brasileira de Árvores, trabalhando para o crescimento do setor florestal no Brasil
Publicações